Sonda japonesa SLIM encerra atividades surpreendendo agência espacial
A Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (Jaxa) anunciou que decidiu encerrar as atividades da sonda lunar SLIM, devido à falta de comunicação. Em uma declaração oficial, a Jaxa afirmou: “Consideramos que não havia nenhuma perspectiva de poder restabelecer a comunicação com o SLIM e em 23 de agosto, por volta da 22h40, enviamos uma ordem para parar [sua] atividade”.
A sonda japonesa surpreendeu a agência ao continuar transmitindo informações sobre seu estado e entorno durante um período muito mais longo do que o esperado. A Jaxa comemorou esse fato, destacando que, mesmo diante das adversidades, a SLIM conseguiu fornecer dados valiosos.
“No momento do lançamento, ninguém imaginava que a operação se prolongaria durante tanto tempo”, acrescentou a agência.
A missão do SLIM tinha como objetivo realizar uma análise de rochas que supostamente vêm da estrutura interna da Lua, o manto lunar. Essa região ainda é pouco conhecida, e a pesquisa realizada pela sonda japonesa poderia fornecer dados fundamentais para o avanço da ciência.
Além disso, a missão japonesa tinha como meta avançar na pesquisa dos recursos hídricos da Lua, um aspecto importante diante dos planos dos Estados Unidos e China de instalarem bases no satélite natural da Terra.
Vale ressaltar que as duas primeiras tentativas japonesas de alunissar não foram bem-sucedidas. Em 2022, a sonda Omotenashi, a bordo da missão Artemis 1, sofreu uma falha fatal da bateria pouco depois de sua ejeção no espaço.