Protesto de moradores da Maré fecha Avenida Brigadeiro Trompowski em repúdio às demolições no Parque União.


Na manhã desta sexta-feira (23/08), uma manifestação de moradores do Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro, fechou a Avenida Brigadeiro Trompowski, que liga a Avenida Brasil à Ilha do Governador. O protesto é contra as demolições realizadas recentemente na região do Parque União.
Policiais militares e civis, além de agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), ocupam a favela desde o início da semana numa ação de demolição do que chamam de ”condomínio do tráfico”. De acordo com a Prefeitura do Rio, trata-se de um conjunto de imóveis, ainda em construção, erguidos sem autorização do poder público e tampouco respeitando normas de segurança.
Vale ressaltar que, apesar do clima hostil no protesto na Avenida Brigadeiro Trompowski, até a publicação desta reportagem, não havia informações sobre conflitos.
Paralelamente ao protesto na Maré, professores que atuam na comunidade organizaram uma manifestação em frente à sede da Prefeitura, na Cidade Nova, região central do Rio. Na última quinta-feira (22), aproximadamente 900 alunos ficaram sem aula devido à operação na favela.
Advertisement
