DestaqueUOL

Livro didático norueguês é criticado por retratar Jair Bolsonaro como genocida responsável por 700 mil mortes de covid-19 no Brasil.




Verificação do Comprova

Postagem enganosa desmascarada pelo Comprova

Conclusão do Comprova: Um post que circula nas redes sociais afirma de forma falsa que um livro didático norueguês retrata o presidente Jair Bolsonaro como o responsável por 700 mil mortes de covid-19 no Brasil. A publicação utiliza uma imagem de baixa resolução do livro “Fabel 10”, da editora Aschehoug, que é utilizado no ensino da língua norueguesa para alunos entre 13 e 16 anos.

O trecho em questão menciona a pandemia em um capítulo sobre teorias da conspiração, mídia e política, citando que Bolsonaro minimizou a gravidade da doença e não seguiu as recomendações da comunidade internacional. O texto destaca que o Brasil registrou a perda de 260 mil vidas no primeiro ano da pandemia.

“A negação da covid é um exemplo de desinformação difícil de combater. Muitas vezes, os adeptos de teorias da conspiração encontram respaldo em sites e redes sociais, onde são expostos a ‘novas verdades'”, trecho traduzido pelo Comprova.

No mesmo capítulo, há uma foto de Bolsonaro com uma citação do ex-presidente sobre a pandemia: “Chega de frescura, vão ficar chorando até quando?”. O livro também aborda as críticas do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, à gestão de Bolsonaro durante a pandemia.

A Aschehoug ressalta que os textos não mencionam a palavra genocídio e não sugerem que tenha ocorrido um genocídio nesse período. Os alunos são incentivados a refletir sobre as responsabilidades em situações como a pandemia no Brasil.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo