Fumaça de queimadas na Amazônia atinge dez estados brasileiros e senador critica postura de Marina Silva em relação à BR-319.

Na última quarta-feira (21), o senador Marcio Bittar, representante da União-AC, fez um pronunciamento destacando a preocupante notícia de que a fumaça das queimadas na Amazônia já se espalhou por dez estados de três regiões do Brasil. De acordo com informações divulgadas pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), os focos de incêndio estavam concentrados principalmente no sul do Amazonas e nas proximidades da Rodovia Transamazônica (BR-230).
Bittar aproveitou seu discurso para enfatizar que, mesmo estando no segundo ano de mandato do atual governo, não é justificável continuar culpando o presidente Jair Bolsonaro pela situação. Ele comparou a situação com um episódio no continente europeu, no qual a fumaça proveniente do Canadá chegou até o oeste europeu sem gerar a mesma repercussão.
Além disso, o senador fez críticas à ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, por não conceder a licença para a construção da BR-319, que conectaria Manaus a Porto Velho. Na visão de Bittar, tal decisão levaria ao isolamento permanente dos estados do Amazonas e do Acre.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)