
Análise dos dados do Ideb: reflexões sobre a educação brasileira
A divulgação dos dados do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) referentes ao ano de 2023 causou grande repercussão na semana passada, com estados e cidades, incluindo o Rio de Janeiro, comemorando as evoluções no ranking. No entanto, é importante ir além das comparações de desempenho e refletir sobre a importância da educação como fator de transformação social.
O Ideb é um indicador gerado a partir do censo escolar e do Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que avaliam o avanço e o desempenho dos estudantes em matemática e língua portuguesa. Mas o verdadeiro debate está em compreender a qualidade da educação pública no Brasil e para onde ela está caminhando.
Momentos históricos da evolução da educação
Autores como Andy Hargreaves e Dennis Shirley identificam quatro momentos de evolução na gestão pública da educação. Desde o pós-Segunda Guerra Mundial até propostas mais recentes, como engajamento profissional e visão nacional do governo para promover aprendizagem, desempenho e bem-estar coletivos.
A avaliação de desempenho na educação levanta questões sobre a valorização dos resultados obtidos. Os dados do Ideb mostram avanços, principalmente em escolas do Nordeste, mas é essencial que as boas práticas identificadas sejam compartilhadas e replicadas em outros espaços educacionais.
Corrida sem vencedores nem perdedores
O foco em identificar “vencedores” e “perdedores” no Ideb acaba desviando a atenção do verdadeiro propósito do indicador: orientar na identificação e ampliação de boas práticas educacionais. O destaque deve ser para a valorização dos professores, que desempenham papel fundamental no processo de ensino-aprendizagem.
A importância da valorização do professor
Além de remuneração, a valorização dos professores passa pela formação continuada e desenvolvimento de competências. O engajamento dos educadores e o estabelecimento de relações construtivas com os alunos são essenciais para alcançar um ensino de qualidade e preparar cidadãos críticos e criativos para o futuro.
Os dados do Ideb devem ser vistos como ferramenta para promover reflexão e ação, indo além das notas padronizadas. A educação no Brasil precisa se voltar para a construção de um ambiente de aprendizado significativo e transformador.
Este artigo foi publicado no The Conversation e reproduzido aqui sob a licença Creative Commons. Clique aqui para ler a versão original.