
Instituto Nacional de Meteorologia emite alerta por causa do calor
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou nesta quarta-feira, 21, um alerta de “grande perigo” devido ao calor intenso que vai atingir regiões do Centro-Oeste, do Sul e do Sudeste do Brasil até a sexta-feira, 23.
De acordo com o Inmet, as temperaturas elevadas serão sentidas em diversos estados, tais como Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo (exceto a capital, região metropolitana e litoral) e Paraná. Nestas localidades, a temperatura estará cinco graus acima da média por mais de cinco dias. O alerta permanece vigente até o meio-dia de sexta-feira.
Além disso, o Inmet emitiu outro alerta, valendo apenas para quinta-feira, entre 11h e 19h, sobre a baixa umidade do ar em uma extensa área que abrange trechos de 13 estados, além do Distrito Federal. Segundo o instituto, a umidade relativa do ar deve ficar entre 20% e 30% nesse trecho do país durante essas oito horas, apresentando “perigo potencial”.
Para lidar com essas condições extremas, o Inmet recomenda que as pessoas bebam bastante líquido, evitem atividades físicas nas horas mais secas e evitem exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.