DestaqueUOL

Sociedade italiana de meteorologia alerta para aumento de fenômenos climáticos extremos no país devido ao aquecimento global.




Presidente da Sociedade Italiana de Meteorologia comenta sobre fenômeno climático na Itália

Presidente da Sociedade Italiana de Meteorologia comenta sobre fenômeno climático na Itália

Em uma recente declaração, Mercalli, presidente da sociedade italiana de meteorologia, abordou o episódio que ocorreu recentemente no país. Segundo ele, o fenômeno pode ter sido uma tromba d’água, que essencialmente é um tornado sobre as águas, ou uma rajada conhecida como downburst, que é um fenômeno mais comum.

“Não podemos afirmar com certeza qual dos eventos ocorreu, já que tudo aconteceu durante a noite, no início da manhã, portanto não há registros fotográficos”, afirmou Mercalli.

Na Itália, uma tromba d’água pode gerar ventos de até 200 km por hora, enquanto os downbursts podem produzir ventos de até 150 km por hora.

De acordo com estatísticas, os downbursts estão se tornando mais frequentes no país, o que, para Mercalli, pode estar relacionado ao aquecimento global.

Nos últimos dias, tempestades e fortes chuvas têm assolado a Itália, após semanas de intenso calor.

“A temperatura da superfície do mar na Sicília estava em cerca de 30º Celsius, quase três graus acima do normal. Isso cria uma imensa fonte de energia que contribui para a formação dessas tempestades”, explicou Mercalli.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo