DestaqueSenado Federal

CMO pode votar projeto que dispensa agências de fomento de cumprir requisitos em municípios afetados por enchentes no Rio Grande do Sul.







Projeto de Lei do Congresso Nacional 25/2024

A Comissão Mista de Orçamento (CMO) está com a votação agendada para esta quarta-feira (14) às 19h, do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) 25/2024. O projeto propõe a dispensa de algumas exigências para as agências de fomento concederem crédito em municípios afetados pelas enchentes no Rio Grande do Sul.

O PL, de autoria do Executivo, sugere alterações na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2023 (Lei 14.791, de 2023), com o intuito de permitir que as agências financeiras oficiais de fomento ofereçam crédito sem a necessidade de seguir certas restrições legais nas operações de contratação, renovação ou renegociação, tanto diretamente quanto por meio de agentes financeiros. Essa flexibilização é direcionada a pessoas físicas e jurídicas que tenham residência, domicílio, sede ou estabelecimento nos municípios impactados pela calamidade.

Segundo o Executivo, a situação de calamidade pública teve um impacto significativo nas condições socioeconômicas das pessoas e empresas nos municípios afetados. Portanto, torna-se necessário adotar medidas urgentes e excepcionais para facilitar o acesso ao crédito e possibilitar a retomada das atividades produtivas, defende o governo.

O deputado Claudio Cajado (PP-BA) é o relator do projeto e irá apresentar seu parecer durante a sessão.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo