DestaqueUOL

Incêndio florestal em Atenas: calor escaldante e ventos fortes espalham chamas, forçando evacuação em mais de 25 localidades







Incêndio Florestal em Atenas

Incêndio Florestal de Rápida Propagação Assola Atenas

Um incêndio florestal de rápida propagação, alimentado pelo calor escaldante do verão e por ventos fortes, atingiu os limites de Atenas nesta segunda-feira (12). O fogo consumiu árvores, casas e carros, levando à evacuação de mais de 25 localidades, de acordo com autoridades gregas.

A operação para conter as chamas envolve quase 700 bombeiros, apoiados por voluntários, 190 carros de bombeiros e 33 aeronaves de bombardeio de água. O incêndio teve início às 15h de domingo, perto de Varnavas, a 35 km ao norte da capital grega, e desde então vem se alastrando rapidamente.

Nesta segunda-feira, o fogo chegou aos subúrbios densamente povoados ao norte de Atenas, nas proximidades do Monte Penteli, provocando densas colunas de fumaça no ar, em uma das piores crises de incêndio do ano na Grécia.

Apesar da intensidade das chamas, não foram registradas mortes até o momento. Treze pessoas receberam tratamento por inalação de fumaça, enquanto dois bombeiros ficaram feridos por queimaduras, conforme informou o porta-voz da brigada de incêndio, Vassilis Vathrakogiannis.

Segundo autoridades governamentais, pelo menos 25 áreas precisaram ser evacuadas, juntamente com três hospitais, e houve interrupções no fornecimento de energia em partes da região de Atenas.

Os incêndios florestais são comuns nos verões gregos, porém, as mudanças climáticas têm agravado a situação, tornando-os mais frequentes e intensos. Este mês, incêndios provocados pelo calor extremo também afetaram partes da Espanha e dos Bálcãs.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo