
Celine Dion critica Donald Trump por uso não autorizado de música em campanha
No último sábado (10), a cantora Celine Dion, por meio de seus empresários, emitiu um comunicado oficial criticando o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, por utilizar a canção “My Heart Will Go On” em um evento de sua campanha no estado de Montana.
O comunicado publicado no perfil da cantora no antigo Twitter destacou a falta de autorização para o uso da música, afirmando que a equipe de Dion e sua gravadora, a Sony Music Entertainment Canada Inc., não endossam esse tipo de utilização não autorizada. Além disso, o comunicado faz uma menção irônica à escolha da música, questionando: “E sério, ESSA música?”
Donald Trump, candidato republicano nas eleições presidenciais americanas previstas para novembro, é conhecido por utilizar músicas sem permissão em seus eventos de campanha. “My Heart Will Go On”, que se tornou um sucesso popular do filme “Titanic”, junta-se a uma lista que inclui artistas como Phil Collins, Neil Young, Elton John, Adele e Rihanna.
A reação de Celine Dion ressalta a importância do respeito aos direitos autorais e o repúdio à utilização indevida de obras musicais em contextos políticos sem a devida autorização dos artistas. A atitude da cantora reforça a necessidade de garantir o controle e a proteção das criações artísticas, mesmo em cenários politicamente conturbados como uma campanha eleitoral.