Agência BrasilDestaque

Campanha de multivacinação para crianças e adolescentes começa em sete estados brasileiros para atualizar cadernetas de imunização.

A partir deste sábado (30), a campanha de multivacinação para crianças e adolescentes com menos de 15 anos de idade será realizada simultaneamente em sete estados brasileiros: Paraíba, Ceará, Piauí, Alagoas, Tocantins, Goiás e São Paulo. Promovida pelo Ministério da Saúde, a iniciativa tem como objetivo atualizar as cadernetas de imunização, retomar os altos índices de cobertura vacinal e reduzir a possibilidade de reintrodução e disseminação de doenças preveníveis no país.

A campanha de multivacinação oferece diferentes tipos de vacinas, incluindo as doses contra poliomielite, hepatites, BCG, tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e COVID-19. O foco é proteger as crianças e adolescentes, garantindo o direito à vacinação e à proteção contra doenças.

O Brasil já foi referência mundial em vacinação, porém, nos últimos anos, as coberturas vacinais caíram, o que aumenta o risco de reintrodução de doenças já eliminadas. Para reverter essa situação, o Ministério da Saúde está promovendo ações específicas em parceria com gestores e lideranças locais, levando em consideração a realidade de cada estado.

O método utilizado é o microplanejamento, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Esse planejamento consiste em atividades voltadas para a realidade local, desde a definição da população-alvo e escolha das vacinas até a logística de datas e locais de vacinação. Algumas ações incluem o Dia D de vacinação, busca ativa de não vacinados, vacinação em qualquer contato com os serviços de saúde, imunização nas escolas, checagem da caderneta de vacinação e intensificação da vacinação em áreas indígenas.

O Ministério da Saúde investiu mais de R$ 151 milhões para o desenvolvimento da campanha, repassados aos estados e municípios. Rondônia, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte serão os próximos estados a realizar a multivacinação. No Amazonas, Acre e Amapá, a campanha já ocorreu durante o primeiro semestre deste ano, devido ao alerta de reintrodução de doenças pelas fronteiras.

Visando retomar a confiança da população nas vacinas, o governo federal lançou o Movimento Nacional pela Vacinação em fevereiro. Além das vacinas contra a COVID-19, o movimento enfatiza a importância dos imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação para crianças e adolescentes ao longo de 2023.

A campanha de multivacinação é fundamental para proteger a saúde das crianças e adolescentes, garantindo a imunização contra diferentes doenças. É importante que os pais e responsáveis levem suas crianças aos postos de vacinação, atualizem suas cadernetas de imunização e contribuam para manter o Brasil livre de doenças preveníveis por vacina.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo