
Reduzir o impacto ambiental nas cidades é meta da ONU para 2030
A busca pela redução do impacto ambiental negativo nas cidades está inserida no 11º Objetivo do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Esse objetivo visa promover a sustentabilidade e frear a crise climática, principalmente através da diminuição das emissões de gases-estufa causadas pelas atividades urbanas, como a geração de lixo.
Planeta em Transe
Uma newsletter com o que você precisa saber sobre mudanças climáticas
Exemplos como San Francisco, nos EUA, e Xangai, na China, têm implementado medidas eficazes para lidar com a gestão de resíduos e contribuir para a redução do impacto ambiental. Organizações como a Cidades Lixo Zero têm auxiliado comunidades em todo o mundo nesse processo desde 2013.
San Francisco se destaca como referência mundial em compostagem e doação de alimentos. A cidade recupera toneladas de comida em bom estado e as destina à população carente, evitando assim o desperdício e a emissão de metano proveniente dos aterros.
San Francisco composta e doa comida
Além disso, a cidade californiana implementou um programa de coleta seletiva em três tipos de contentores, promovendo a reciclagem e compostagem de resíduos. Medidas similares são adotadas em Xangai, onde a construção da maior usina de reciclagem de resíduos úmidos do mundo está em andamento.
Xangai constrói maior usina de resíduos úmidos do mundo
Xangai tem investido em tecnologias avançadas e em conscientização da população para lidar de forma eficaz com os resíduos gerados diariamente. A China, como um dos maiores geradores de lixo urbano do mundo, tem implementado regulamentos e programas de separação de resíduos em diversas cidades.
Treviso é campeã ‘lixo zero’ da Itália
Já Treviso, na Itália, se destaca como uma cidade modelo em gestão de resíduos. Com um sistema de coleta seletiva eficiente, a cidade incentiva a redução da geração de resíduos e a compostagem doméstica, contribuindo para a sustentabilidade.
Esses exemplos demonstram que com iniciativas locais e globais é possível alcançar avanços significativos na redução do impacto ambiental das cidades e na promoção da sustentabilidade até 2030, de acordo com as metas estabelecidas pela ONU.