DestaqueUOL

Putin alerta EUA sobre risco de crise nuclear ao estilo da Guerra Fria em discurso para marinheiros internacionais em São Petersburgo

O presidente russo Vladimir Putin fez um discurso ameaçador durante as comemorações do dia da Marinha russa em São Petersburgo. Em suas palavras direcionadas aos marinheiros de várias nações, incluindo Rússia, China, Argélia e Índia, Putin alertou os Estados Unidos sobre o risco de uma crise de mísseis à moda da Guerra Fria.

No evento, Putin mencionou que o tempo de voo dos possíveis mísseis com ogivas nucleares, que podem ser direcionados ao território russo, seria de aproximadamente 10 minutos. Ele também afirmou que a Rússia tomará medidas em resposta às ações dos EUA e seus aliados na Europa e em outras regiões do mundo.

O presidente russo, que no ano de 2022 enviou tropas para a Ucrânia, vê a guerra como parte de uma luta histórica com o Ocidente. Segundo Putin, o Ocidente humilhou a Rússia após o colapso da União Soviética, invadindo o que ele considera como área de influência de Moscou.

Por outro lado, a Ucrânia e o Ocidente acusam Putin de imperialismo, alegando que ele está realizando uma apropriação ilegal de territórios. Prometem derrotar a Rússia, que atualmente controla cerca de 18% da Ucrânia, incluindo a Crimeia e partes de quatro regiões no leste do país.

A Rússia, por sua vez, argumenta que esses territórios, que faziam parte do antigo império russo, agora são parte integrante da nação russa e jamais serão devolvidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo