Projeções no Congresso Nacional celebram Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha em 25 de julho de 2024
25/07/2024 – 19:26
Pierre Triboli/Câmara dos Deputados
Projeção de imagem no Congresso Nacional comemora a data
A fachada do Congresso Nacional está sendo iluminada nesta quinta-feira (25) com projeções de imagens e palavras em homenagem ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, que é celebrado hoje, em 25 de julho.
As mensagens projetadas incluem: “Julho das pretas”, “Pela saúde da mulher negra”, “Saúde”, “Equidade”, “Respeito”, “Dignidade” e “Oportunidade”.
Tereza de Benguela
De acordo com o Ministério da Saúde, o dia 25 de julho remete ao 1º Encontro de Mulheres Afro-Latino-Americanas e Afro-Caribenhas, realizado em Santo Domingo, na República Dominicana, em 1992.
No Brasil, desde 2014, essa data é dedicada a Tereza de Benguela e à Mulher Negra. A Lei 12.987/14 estabeleceu o Dia Nacional de Tereza de Benguela para destacar a vida e a luta dessa rainha que liderou o Quilombo de Quariterê, no Mato Grosso, por mais de duas décadas durante o século 18.
De acordo com a Fundação Palmares, a maioria da população no Brasil é negra – cerca de 54%, conforme dados do IBGE. Estima-se que 200 milhões de indivíduos se identifiquem como afrodescendentes na América Latina e no Caribe.
Da Redação
Com informações da Assessoria de Imprensa da Câmara dos Deputados