
Análise Eleitoral em São Paulo
Uma recente pesquisa realizada pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (Fespsp) trouxe à tona importantes dados sobre as intenções de voto dos eleitores paulistanos para a Prefeitura de São Paulo. O destaque ficou por conta do deputado federal Guilherme Boulos, do PSOL, cujas chances de vitória parecem aumentar significativamente com o apoio do ex-presidente Lula, do PT.
Por outro lado, os endossos do ex-presidente Jair Bolsonaro, do PL, e do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, do Republicanos, parecem desfavorecer o atual prefeito Ricardo Nunes, do MDB, fazendo com que sua liderança seja abalada.
No cenário de simulação de segundo turno, em que Nunes aparece à frente com 43% das intenções de voto, enquanto Boulos possui 36%, a pesquisa revela que a influência dos padrinhos políticos pode ser determinante. Quando Boulos é associado a Lula, suas intenções de voto sobem para 46%, enquanto a ligação de Nunes com Bolsonaro e Tarcísio faz suas intenções caírem para 38%.
O levantamento, realizado com 1.500 eleitores entre os dias 16 e 19 de julho, foi registrado na Justiça Eleitoral sob o número SP-04746/2024 e possui uma margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos.
Além disso, a pesquisa destacou a importância dos vices nas diferentes chapas. Quando Boulos é apresentado com Marta Suplicy, do PT, como candidata a vice-prefeita, suas intenções de voto sobem para 46%. Por outro lado, a menção ao nome do coronel Ricardo Mello Araújo, do PL, como vice na chapa de Nunes, faz suas intenções de voto caírem para 36%.
No geral, Boulos e Nunes lideram a disputa pela prefeitura de São Paulo tecnicamente empatados no primeiro turno, com 26% e 22% das intenções de voto, respectivamente. Outros candidatos, como José Luiz Datena, do PSDB, e Pablo Marçal, do PRTB, também marcam presença na disputa.
Na pesquisa espontânea, Boulos aparece com 18% das intenções de voto, seguido por Nunes com 15%, Marçal com 6%, e outros candidatos com porcentagens menores.
com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH