Concessionária Caminhos da Serra Gaúcha recebe financiamento de R$ 100 milhões do BNDES para recuperação pós-evento climático.

Segundo a diretora responsável pelo Programa Emergencial do BNDES para o Rio Grande do Sul, Maria Fernanda Ramos Coelho, essa operação faz parte do esforço do governo federal para auxiliar na recuperação dos danos causados pelas enchentes no estado. A instituição financeira reiterou o compromisso em colaborar com sua rede de parceiros nesse momento de crise.
A concessionária Caminhos da Serra Gaúcha opera em uma extensão de 271,54 km, que atravessa três serras – Serra de Farroupilha, Serra de Antônio Prado e Serra de Carlos Barbosa – e o Vale do Caí. Ao todo, atende 18 municípios que tiveram estado de calamidade pública decretado devido aos estragos causados pelo evento climático.
A diretora de Infraestrutura, Transição Energética e Mudança Climática do BNDES, Luciana Costa, enfatizou que a operação de financiamento teve como objetivo garantir a continuidade das operações da concessionária Caminhos da Serra Gaúcha, em meio aos desafios enfrentados após o evento climático.
Durante o período de crise, a concessionária atuou de forma emergencial para liberar o fluxo de veículos em suas estradas, concentrando esforços na remoção de barreiras desabadas, reparo das cabeceiras de pontes e sistemas de drenagem afetados. Todo o efetivo operacional da empresa, incluindo pessoal terceirizado, máquinas e equipamentos, foi mobilizado para realizar essas tarefas de recuperação.
Assim, a concessão desse financiamento pelo BNDES representa um importante suporte para a concessionária Caminhos da Serra Gaúcha superar os desafios ocasionados pelo evento climático extremo e manter suas operações de forma sustentável e eficiente.