DestaqueUOL

Presidente do STF decide não pautar processo de descriminalização do aborto até o fim do ano por falta de maturidade no debate.




Presidente do STF decide não pautar processo de descriminalização do aborto

Presidente do STF decide não pautar processo de descriminalização do aborto

O presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luís Roberto Barroso, tomou uma decisão importante em relação ao processo que pede a descriminalização do aborto até a 12ª semana de gravidez. Barroso optou por não pautar o assunto até o final deste ano, argumentando que o debate ainda não está maduro, tanto dentro da Corte quanto na sociedade.

Barroso é conhecido por sua postura ponderada nos debates sobre o tema. Ele costuma ressaltar a diferença entre ser contra o aborto e defender a prisão da mulher que pratica o ato. Em uma entrevista concedida em junho, no programa Roda Viva, da TV Cultura, o ministro reforçou sua posição.

“Ninguém é a favor do aborto. O papel do Estado é evitar que ele aconteça, fornecendo educação sexual, contraceptivos e apoio à mulher que deseja ter o filho mesmo em situações adversas. No entanto, essas medidas não devem ser confundidas com a intenção de prender a mulher que se encontra nessa circunstância”, afirmou Barroso.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo