Agência BrasilDestaque

Debates e reflexões sobre Estado socialmente justo e desenvolvimento sustentável marcam evento States of the Future no Rio de Janeiro.

De segunda a sexta-feira, a sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), no Rio de Janeiro, será cenário de intensos debates envolvendo organizações da sociedade civil, especialistas, representantes de universidades e organismos internacionais. O evento “States of the Future” busca discutir um modelo de Estado socialmente justo que garanta o desenvolvimento sustentável.

Paralelamente a essa importante discussão, ministros das Finanças e presidentes dos Bancos Centrais do G20, que consiste nas 19 maiores economias do planeta, mais a União Europeia e a União Africana, estarão reunidos para uma série de encontros preparatórios antes do início da reunião oficial na quarta-feira. A presença de lideranças políticas de renome, como António Costa e Michelle Bachelet, está confirmada, assim como a participação de professores e especialistas reconhecidos como Ailton Krenak, Denise Ferreira da Silva, Mariana Mazzucato e Ha-Joon Chang.

Os desafios enfrentados pelos governos diante dos avanços tecnológicos, pandemias, mudanças climáticas e novas ameaças transnacionais serão amplamente discutidos durante o evento. A necessidade de respostas inovadoras que contribuam para um desenvolvimento mais sustentável e equitativo será o foco das discussões, refletindo a urgência de se repensar os modelos atuais em busca de soluções eficazes.

A programação incluirá conferências, painéis em formato de talk-show e debates sobre temas como política industrial, economia, sustentabilidade e o papel do Estado na liderança das mudanças necessárias. Além disso, serão abordadas questões relacionadas ao sistema de governança global, à transformação digital, diversidade, inclusão e outras pautas relevantes para o futuro do desenvolvimento.

É importante ressaltar que o evento conta com o apoio de importantes entidades como o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e a Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI). A presença de representantes do BNDES e de outros ministérios demonstra a relevância e o alcance das discussões propostas pelo “States of the Future”, que promete ser um marco na busca por soluções inovadoras e socialmente justas para os desafios do presente e do futuro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo