
Militares sul-coreanos prometem tocar ‘k-pop’ na fronteira com a Coreia do Norte
A tensão na fronteira entre as Coreias do Sul e do Norte aumentou novamente após a Coreia do Norte enviar uma nova remessa de balões carregados com lixo para o território sul-coreano. Segundo as autoridades de Seul, os balões continham bitucas de cigarro e fezes, causando indignação no país vizinho.
Em resposta a essa provocação, o exército sul-coreano anunciou que realizará transmissões ininterruptas de músicas pop coreanas na fronteira, em uma ação considerada “em larga escala”. As autoridades militares sul-coreanas alertaram que as ações do Norte podem ter consequências fatais e responsabilizaram o regime norte-coreano pela escalada de tensão na região.
Episódios semelhantes já haviam ocorrido em junho, quando a Coreia do Norte enviou balões com objetos provocativos para o Sul. Essas ações têm sido uma forma de intensificar as tensões entre os dois países, que estão em conflito desde a guerra fria.
Ativistas e desertores na Coreia do Sul costumam enviar balões com folhetos de propaganda e outros itens para a Coreia do Norte, irritando o regime de Pyongyang. Em resposta, os militares sul-coreanos decidiram intensificar suas transmissões por alto-falantes, incluindo música pop, propaganda antigoverno e notícias mundiais.
Essa guerra psicológica entre as duas Coreias tem se intensificado nos últimos meses, com a Coreia do Norte enviando balões com sacos de lixo presos a eles como uma nova forma de provocação. A situação na fronteira permanece volátil, com ambos os lados buscando maneiras de mostrar força e pressionar o adversário.