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Supremo Tribunal Federal restabelece serviços após apagão cibernético causado por falha em sistema da Microsoft.







Supremo Tribunal Federal afetado por problema cibernético mundial

Quem não conseguir acessar seus processos devem procurar “os canais de atendimento processual”. “Quem precisar de apoio técnico, deve procurar o help desk”, afirma. “Os canais da Ouvidoria do STF também estão disponíveis para sugestões ou reclamações.

O Supremo Tribunal Federal foi afetado na madrugada desta sexta-feira (19) por um problema cibernético mundial causado por uma falha em um dos sistemas que utiliza, mas os principais serviços já foram restabelecidos.
STF, em nota

O que causou o apagão?

Incidente está relacionado a um erro na atualização da empresa de cibersegurança CrowdStrike. As primeiras informações indicam que o apagão teve origem em sistemas da CrowdStrike que usam o sistema Windows, da Microsoft.

“Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implantada”, afirmou o CEO do CrowdStrike, George Kurtz. Ele diz que a empresa está trabalhando ativamente com os clientes afetados.

Tela mostrando erro é vista em uma casa de câmbio no Aeroporto Internacional de Hong Kong em meio a interrupções do sistema da Microsoft, em Hong Kong, China, 19 de julho de 2024
Imagem: Tyrone Siu/REUTERS

O Supremo Tribunal Federal passou por um susto na madrugada desta sexta-feira, 19 de julho, ao ser afetado por um problema cibernético de escala mundial. Segundo informações divulgadas em nota oficial, a falha ocorreu em um dos sistemas utilizados pela instituição, mas os principais serviços já foram restabelecidos, garantindo o andamento das atividades judiciais.

O incidente que causou o apagão no STF está relacionado a um erro na atualização da empresa de cibersegurança CrowdStrike. De acordo com os primeiros relatos, a origem do problema reside nos sistemas da CrowdStrike que estão integrados ao sistema operacional Windows, da Microsoft.

Por outro lado, o CEO da CrowdStrike, George Kurtz, garantiu que não se tratou de um ataque cibernético ou violação de segurança. Ele afirmou que a falha foi identificada, isolada e corrigida rapidamente, com a empresa trabalhando ativamente para auxiliar os clientes afetados pela situação.

Para aqueles que ainda enfrentam dificuldades em acessar seus processos no STF, a recomendação é buscar os canais de atendimento processual disponíveis. Além disso, apoio técnico pode ser solicitado através do help desk, e a Ouvidoria do STF está aberta para receber sugestões ou reclamações dos usuários.


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