
Comitê Central do Partido Comunista da China realiza Terceira Plenária
Aconteceu nesta quinta-feira (18) em Pequim a Terceira Plenária do Comitê Central do Partido Comunista da China, que resultou na renúncia do camarada Qin Gang de seu cargo de membro do Comitê Central, segundo comunicado divulgado após o encontro.
Qin, que já havia sido afastado da função de ministro do Exterior em julho do ano passado, sem esclarecimento sobre os motivos, agora foi removido do Comitê Central. O diplomata, que segue no partido, havia ocupado o cargo de embaixador da China nos Estados Unidos.
No mesmo encontro, a Terceira Plenária também confirmou a expulsão do Comitê Central do ex-ministro da defesa Li Shangfu e dos generais Li Yuchao e Sun Jinming, todos por “graves violações da disciplina e da lei”. As decisões foram baseadas em um relatório apresentado pela Comissão Militar Central, liderada por Xi Jinping, secretário-geral do partido.
O ex-ministro da defesa Wei Fenghe, que havia sido expulso do partido no mês anterior, foi acusado juntamente com Li Yuchao de receber propina e estão sob investigação da Promotoria chinesa.
As nomeações de Qin Gang e Li Shangfu para cargos no terceiro mandato de Xi Jinping geraram especulações sobre se a queda deles representava uma derrota para o líder ou uma forma de concentração de poder em suas mãos.