DestaqueUOL

Tribunal russo retoma julgamento de jornalista americano acusado de espionagem, com The Wall Street Journal e Casa Branca contestando a acusação.




Julgamento do jornalista americano acusado de espionagem na Rússia

Um tribunal russo retomou nesta quinta-feira (18) o julgamento contra o jornalista americano Evan Gershkovich por espionagem, uma acusação que tanto o The Wall Street Journal como a Casa Branca consideram de falsa.

O julgamento foi adiado por quase um mês a pedido da sua defesa e retomado nesta quinta-feira, a portas fechadas, em um tribunal da cidade de Ekaterimburgo, informou à AFP um porta-voz do Judiciário local.

O repórter de 32 anos foi detido em março de 2023 durante uma cobertura nesta cidade da região dos Urais e está preso há 16 meses.

Nesta quinta-feira, o tribunal da cidade de Ekaterimburgo, na Rússia, retomou o julgamento do jornalista americano Evan Gershkovich, acusado de espionagem. A acusação, considerada falsa pelo The Wall Street Journal e pela Casa Branca, tem gerado grande polêmica internacional.

O julgamento havia sido adiado a pedido da defesa de Gershkovich, mas finalmente foi retomado hoje, com as sessões ocorrendo a portas fechadas. O caso tem chamado a atenção da imprensa e da opinião pública, devido à gravidade das acusações e à repercussão que elas têm tido.

Evan Gershkovich, de 32 anos, foi detido em março de 2023 enquanto realizava uma cobertura jornalística na região dos Urais. Desde então, ele está preso há 16 meses, aguardando o desfecho do julgamento que pode definir o seu futuro.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo