
Religioso antropólogo alerta para o “demonização” do negro
O antropólogo Ordep Serra, em entrevista ao UOL, destacou que o racismo religioso contra as crenças afro-brasileiras não é por acaso. Para o professor aposentado da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e presidente da Academia de Letras do estado, os ataques aos templos de matriz africana fazem parte de uma “demonização” de tudo que está relacionado ao negro.
Serra também ressaltou a importância dos evangélicos não se deixarem levar pelo fundamentalismo religioso. Para ele, o problema não está na religião em si, mas na atitude fundamentalista de posse da verdade e na manipulação política do código religioso para ganhar poder.
Cassiano Luz, diretor-executivo da Aliança Cristã Evangélica Brasileira, comentou sobre os números apresentados sobre os evangélicos. Segundo ele, a diversidade de perspectivas, manifestações e práticas dentro da comunidade evangélica é vasta, o que não surpreende diante das informações divulgadas.

Luz também enfatizou que a Aliança Cristã Evangélica Brasileira discute a liberdade religiosa, que deve ser estendida a todas as religiões. Para ele, a verdadeira liberdade religiosa só existe quando todas as manifestações religiosas são respeitadas e defendidas.