Atividades turísticas no Rio de Janeiro crescem 2,5% em maio, aponta pesquisa da Fecomércio-RJ com base na PMS do IBGE

Turismo do RJ registra crescimento em maio
Por: Redação

Uma pesquisa da Fecomércio-RJ apontou que as atividades turísticas no estado do Rio de Janeiro tiveram um aumento em maio. O índice variou 2,5% em relação a abril e 1,2% na comparação interanual. No acumulado dos últimos 12 meses, o estado registrou alta de 9,5% e de 3,7% no ano. Os dados foram obtidos pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, referente ao mês de maio de 2024.
Serviços
No setor de serviços, houve uma queda de 0,2% em maio em relação ao mês anterior. Já na comparação interanual, o avanço foi de 0,6%. No ano de 2024, o setor acumulou alta de 3,3% e nos últimos 12 meses, de 2,1%, superando os índices nacionais, que foram de 2,0% no ano e 1,3% nos últimos 12 meses.
Comparando com maio de 2023, os destaques foram os setores de outros serviços (4,6%), serviços prestados às famílias (3,5%) e serviços de informação e comunicação (2,2%).
Segundo o diretor-executivo do IFec RJ, João Gomes, “A expansão ocorreu nos serviços de alojamento e alimentação, impulsionados pelo Dia das Mães e pelo segmento de eventos. Apesar disso, a resistência do setor mantém o Banco Central em alerta, o que contribui para a manutenção da política monetária restritiva. Isso faz com que as perspectivas para o segundo semestre não sejam tão positivas quando consideramos o setor como um todo“.