
A quantidade de pedidos, até então desconhecida, foi revelada pela Conare em resposta a solicitação por meio da lei de acesso à informação na Argentina à qual o UOL teve acesso.
Desde 2023, pedidos de refúgio subiram de 3 para 99
O pico de pedidos de refúgio aconteceu em maio passado. De acordo com o documento oficial, foram feitos dois pedidos em janeiro, quatro em março, 25 em abril, 47 em maio e 21 em junho.
Para efeito de comparação, durante todo o ano de 2023, foram feitos apenas três pedidos oficiais de refúgio, sendo dois em fevereiro e um em novembro, segundo a Conare.
O órgão —que integra o setor de migrações da Secretaria do Interior da Argentina— não revelou, contudo, os motivos dos pedidos de refúgio.
Segundo a Conare, somente quando o status de refugiado é reconhecido é que o motivo de sua concessão é revelado, indicando, por exemplo, razões como etnia, religião, nacionalidade, pertencimento a um grupo social ou opiniões políticas.
Os pedidos de refúgio na Argentina têm apresentado um aumento significativo desde 2023, conforme dados divulgados pela Comissão Nacional para os Refugiados (Conare) em resposta a uma solicitação feita através da lei de acesso à informação. Segundo informações obtidas pelo UOL, o número de pedidos subiu de apenas 3 para 99.
O ápice dos pedidos de refúgio ocorreu em maio do ano passado, com um total de 47 solicitações. Os dados revelam que houve dois pedidos em janeiro, quatro em março, 25 em abril e 21 em junho. Em contrapartida, no ano de 2023, apenas três pedidos oficiais de refúgio foram registrados, sendo dois em fevereiro e um em novembro, de acordo com a Conare.
Ainda conforme a Conare, os motivos que levaram às solicitações não foram divulgados. A entidade, ligada ao setor de migrações da Secretaria do Interior da Argentina, ressaltou que somente após o reconhecimento do status de refugiado é que esses motivos são revelados, podendo incluir questões relacionadas à etnia, religião, nacionalidade, pertencimento a um grupo social ou opiniões políticas.