DestaqueSenado Federal

Senado aprova projeto para ampliar Parque Nacional da Serra do Itajaí em SC visando construção de barragem contra enchentes.







Aprovação de Projeto de Lei Altera Limites do Parque Nacional da Serra do Itajaí

O Plenário aprovou nesta quarta-feira (10) o projeto de lei que altera os limites do Parque Nacional da Serra do Itajaí, localizado na cidade de Botuverá (SC). O objetivo é permitir a implantação da barragem de contenção de cheias no rio Itajaí-Mirim. De autoria da Câmara dos Deputados, o PL 292/2020 foi aprovado na forma de substitutivo (texto alternativo) apresentado pelo senador Jorge Seif (PL-SC). Aprovado em regime de urgência, o texto retorna à Câmara dos Deputados.

Ao falar em Plenário, Jorge Seif agradeceu a aprovação da matéria.

— Esse PL é de extrema relevância, inclusive para a população de Santa Catarina, que tem, ano após ano, sofrido com as enchentes que, infelizmente, se tornaram corriqueiras não só no Rio Grande do Sul. Essa é uma forma que o governador Jorginho Mello tem de começarmos a produzir, criar, construir barragens de contenção para proteger as cidades, a população, o agronegócio e as cidades que têm sido, ano a ano, deveras afetadas – afirmou.

Prevenção a enchentes

De acordo com o projeto original, ficam excluídos da área do Parque Nacional da Serra do Itajaí 2,02 hectares, e serão incorporados 319,62 hectares, que totalizam um acréscimo de 317,60 hectares à área do parque. Segundo a exposição de motivos do Ministério do Meio Ambiente, que acompanhou a proposta, a finalidade do texto é “possibilitar a execução de obras de prevenção a desastres causados por enchentes, em área de grande vulnerabilidade e onde estão localizadas cidades muito populosas, como Rio do Sul, Blumenau e Itajaí”.

Novo texto

Seif apresentou o substitutivo depois de pedir ao Instituto Chico Mendes um novo memorial descritivo, encaminhado pela autarquia, com os novos limites a serem considerados para o Parque, com a inclusão das novas áreas e a exclusão das que serão alagadas.

Segundo o relator, o texto alternativo detalha a íntegra dos novos limites do Parque “para que não pairem dúvidas acerca de quais áreas foram desafetadas e acrescentadas, bem como para permitir a identificação desses limites na própria lei”. O novo memorial foi elaborado com a participação da equipe gestora do Parque Nacional da Serra do Itajaí.

O substitutivo define ainda que a zona de amortecimento do Parque Nacional da Serra do Itajaí será definida no seu plano de manejo e aprovada por ato da entidade gestora da unidade de conservação. Enquanto não houver definição sobre o limite da zona de amortecimento no plano de manejo, será considerado como tal o limite de quinhentos metros em projeção horizontal, a partir do perímetro da unidade estabelecido pelo projeto de lei.

Após ter sido aprovado na Comissão de Meio Ambiente (CMA) em 19 de junho, o texto seguiu para apreciação do Plenário em regime de urgência.

Serra do Itajaí

O Parque Nacional da Serra do Itajaí é uma unidade de conservação da natureza de proteção integral do bioma Mata Atlântica. Foi criado em 2004 com os objetivos de preservar amostra representativa desse bioma e dos ecossistemas nele existentes, possibilitando a realização de pesquisa científica e o desenvolvimento de atividades de educação ambiental e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

A relevância do Parque Nacional da Serra do Itajaí se dá pela sua biodiversidade expressiva, pela área abrangida e pela localização intermediária entre grandes blocos de floresta remanescente no norte e no centro do estado. A unidade protege espécies ameaçadas de extinção como o gavião-pombo-pequeno, o papagaio-de-peito-roxo e o gato-maracajá.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo