Polícia Civil cumpre mandados contra lavagem de dinheiro do tráfico em operação contra Comando Vermelho e facção associada.

Os mandados estão sendo executados nos estados do Rio de Janeiro, Amazonas, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. Até o momento, nove pessoas já foram presas, segundo informações divulgadas até as 8h30 desta terça-feira.
Esta é a segunda fase da operação Rota do Rio, que investiga transações financeiras realizadas entre 2017 e 2022 e identificou uma estrutura utilizada para a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas. O esquema envolvia depósitos bancários em contas de empresas localizadas, principalmente, em regiões de fronteira do Amazonas.
Na primeira fase da operação, deflagrada em maio deste ano, a Polícia Civil investigou o esquema de abastecimento do Comando Vermelho com drogas contrabandeadas através das fronteiras internacionais que o Amazonas compartilha com outros países.
A ação policial demonstra o esforço das autoridades em combater o crime organizado e desarticular suas estruturas financeiras. A operação em curso visa desmantelar a lavagem de dinheiro proveniente do tráfico de drogas e coibir as atividades ilícitas das facções criminosas atuantes nos estados envolvidos. Novas informações sobre o desdobramento dessa operação devem ser divulgadas ao longo do dia.