80 anos do embarque dos soldados brasileiros para a Segunda Guerra Mundial são homenageados na Praça Mauá, no Rio de Janeiro

Os 80 anos do primeiro embarque dos soldados brasileiros para a Segunda Guerra Mundial, no dia 2 de abril de 1944, foi motivo de homenagem nesta terça-feira (2). Com a presença do ex-combatente Walfrid de Moraes, de 102 anos, o prefeito Eduardo Paes (PSD) e o auto da homenagem, o músico dos Paralamas do sucesso e pesquisador, João Barone, inauguram uma placa comemorativa de bronze, na Praça Mauá, no Centro do Rio. A solenidade contou com a participação da Banda dos Fuzileiros Navais.
O secretário da Casa Civil, Lucas Padilha, pediu aos presentes uma salva de aplausos ao pracinha Walfrid de Moraes pela sua importância histórica e na manutenção da paz.
“A mais importante pessoa entre nós, um grande brasileiro que representa exatamente a importância da história do Rio de Janeiro, desse porto, dessa praça para a história do Brasil. Muitos ficaram lá, e outros voltaram para contar a história. Uma história que é geral. O fascínio pelas guerras não é coisa de quem é belicoso, é coisa de quem ama a paz”, disse Padilha.
A homenagem levou o ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB) às lágrimas por lembrar das muitas cenas tristes que viu nos combates travados na Itália.
A placa tem 70 centímetros de largura por 50 centímetros de altura, e o pedestal onde está instalada tem 1,70 de altura e 1,90 de largura. A obra foi esculpida por Mario Pitanguy com base em fotos antigas e extensa pesquisa iconográfica da época.