DestaqueUOL

Grupo TIM conclui venda de rede fixa na Itália para KKR por 22 bilhões de euros, impactando quadro de funcionários.






Venda do Grupo TIM para KKR

MILÃO, 1 JUL (ANSA) – O Grupo TIM concluiu nesta segunda-feira (1º) a venda de sua infraestrutura de rede fixa na Itália para a gestora de investimentos americana KKR, em operação avaliada em 22 bilhões de euros (R$ 132 bilhões), incluindo earn-outs.

A infraestrutura de rede fixa e as atividades no atacado foram transferidas para a FiberCop, empresa da qual a TIM detinha 58% das ações. Em seguida, todo o capital da FiberCop foi comprado pela Optics BidCo, companhia controlada pela KKR.

Com isso, o quadro de funcionários do grupo italiano caiu de 37.065 para 17.281 pessoas. Segundo nota da TIM, a relação com seu agora ex-braço de rede fixa será regulada por meio de um acordo válido por 15 anos, renovável por outros 15, e os serviços serão prestados a preço de mercado, sem compromisso mínimo de aquisição.

Uma das maiores operações no setor de telecomunicações da Itália foi concluída com a venda da infraestrutura de rede fixa do Grupo TIM para a KKR. A transação, avaliada em 22 bilhões de euros, representa um marco importante no mercado de telecomunicações europeu.

A transferência das operações para a FiberCop, empresa controlada pela TIM, seguida pela aquisição do capital pela Optics BidCo, mostra a estratégia da TIM em se reestruturar e focar em seu core business. Com a transação, houve uma redução significativa no número de funcionários, passando de 37.065 para 17.281 pessoas.

Este movimento representa uma nova fase para a TIM e para o mercado de telecomunicações italiano, com a empresa buscando se adaptar às mudanças e desafios do setor. A regulamentação por meio de um acordo de longo prazo demonstra o comprometimento da TIM em manter a qualidade dos serviços prestados, mesmo após a venda de sua infraestrutura de rede fixa.

Com a KKR assumindo o controle da FiberCop, a expectativa é de que haja investimentos significativos na modernização e expansão da rede de telecomunicações fixas na Itália, trazendo benefícios tanto para a empresa quanto para os usuários finais.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo