
Três pessoas – de 27, 39 e 58 anos – morreram em um acidente de trânsito ao tentarem desviar de uma vaca que andava solta pela Estrada do Patrimônio, na zona rural de Brotas (SP), nesta terça-feira, 25.
De acordo com informações da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), o trágico acidente ocorreu por volta das 18h30, quando as vítimas estavam a bordo de um Ford Ecosport. A motorista, ao tentar desviar da vaca, acabou colidindo com um ônibus que trafegava no sentido oposto da via, que era de pista simples e “mão dupla”. Um homem de 38 anos, que também estava no veículo, ficou gravemente ferido.
A colisão foi frontal e impactante, levando à necessidade de intervenção de um trator da prefeitura local para separar os dois veículos envolvidos. Infelizmente, as quatro pessoas que estavam no carro foram resgatadas em estado gravíssimo. Três delas não resistiram aos ferimentos e faleceram no hospital, sendo que as autoridades não divulgaram seus nomes, apenas confirmando que a motorista era uma mulher. O homem de 38 anos permanece internado em estado grave.
Além das vítimas que estavam no veículo, duas pessoas que estavam no ônibus sofreram ferimentos leves e também foram encaminhadas para atendimento médico. A vaca, que causou o acidente, não sobreviveu e foi enterrada no canteiro lateral da pista.
As autoridades destacaram a importância de se evitar a soltura de animais de grande porte, como vacas, em vias públicas. A Lei 1211/21 proíbe essa prática e estabelece multas para proprietários, posseiros ou tratadores de animais criados soltos.
Diante da gravidade do ocorrido, o caso foi registrado como homicídio culposo e lesão corporal culposa na direção de veículo automotor no plantão da Delegacia Seccional de Rio Claro, conforme informou a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo.