DestaqueUOL

General boliviano é preso após tentativa de golpe; investigação criminal é iniciada pela Procuradoria-Geral da Bolívia




General boliviano é preso após tentativa de golpe de Estado

General boliviano é preso após tentativa de golpe de Estado

Na noite desta quarta-feira, o general boliviano Juan José Zúñiga foi preso após liderar o que o presidente Luis Arce considerou como uma tentativa de golpe de Estado. A Procuradoria-Geral da Bolívia anunciou que irá iniciar uma investigação criminal contra Zúñiga e todos os envolvidos na mobilização militar nos arredores do palácio presidencial.

A comunidade internacional reagiu fortemente contra essa tentativa de golpe. Diversos países manifestaram apoio ao presidente Arce e à democracia boliviana, condenando veementemente a ação do general Zúñiga e seus aliados.

A prisão do general Zúñiga marca um momento de tensão política na Bolívia, que ainda se recupera dos tumultos que resultaram na renúncia do ex-presidente Evo Morales em 2019. O atual governo, liderado por Arce, tem enfrentado desafios para manter a estabilidade do país e garantir a ordem constitucional.

Ainda não há informações sobre os próximos passos das investigações e sobre possíveis desdobramentos políticos decorrentes da prisão do general Zúñiga. O presidente Arce deverá se pronunciar sobre o assunto nas próximas horas, em um esforço para acalmar a população e garantir que a democracia boliviana seja preservada.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo