DestaqueSenado Federal

Número de pessoas ocupadas atinge marco histórico em 2023, com taxa de ocupação chegando a 57,6% da população, destaca senador Humberto Costa.

O senador Humberto Costa (PT-PE) fez um pronunciamento impactante na última terça-feira (25), revelando dados surpreendentes sobre a economia brasileira. De acordo com um estudo recente, o número de pessoas ocupadas atingiu um marco histórico em 2023, alcançando 57,6% da população, o que representa 100,7 milhões de pessoas. Além disso, o parlamentar destacou que o Brasil vive atualmente o maior número de pessoas com carteira assinada desde 2012, totalizando 37,4% da população ocupada.

Humberto ressaltou que a realidade do país tem se transformado, impulsionada pelo aumento da renda e pela redução da inflação. Dados como o crescimento no consumo de carne em mais de 4% e de bebidas em mais de 9% refletem essa mudança. O senador ainda apontou para a significativa queda no número de pessoas em situação de extrema pobreza, passando de 33 milhões para 27,5 milhões no último ano, graças aos esforços do governo do presidente Lula.

Outro ponto destacado por Humberto foi a redução no número de pessoas enfrentando insegurança alimentar grave, que diminuiu de 33 milhões para 8,7 milhões em 2023. O senador enfatizou que a população brasileira tem se beneficiado de avanços em diversas áreas, como o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) em 0,8% no primeiro trimestre, superando os índices de Estados Unidos e países da União Europeia.

Além disso, o senador ressaltou os recordes históricos em vendas externas, como o registrado em março, quando o Brasil movimentou mais de US$ 29 bilhões. Esses números surpreendentes demonstram a robustez da economia brasileira e a capacidade do país de superar desafios. Humberto previu que o Brasil logo ocupará a sexta posição entre as maiores economias do mundo, atualmente sendo a oitava.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo