Finlândia será o primeiro país a iniciar vacinação contra gripe aviária em humanos

A vacinação será direcionada para pessoas maiores de 18 anos que estão em contato direto com animais de fazendas, aves domesticadas, aves selvagens, entre outros casos que apresentam um risco aumentado de contrair a gripe aviária. Profissionais como médicos veterinários, trabalhadores em zoológicos e aviários, e pessoas que lidam com o processamento de produtos de origem animal também serão beneficiados com a vacinação.
É importante ressaltar que atualmente não há casos confirmados de gripe aviária em humanos na Finlândia, e a vacinação é uma medida preventiva adotada pelo governo. Em 2023, o país enfrentou uma situação preocupante com mortes em massa de aves selvagens devido à infecção por gripe aviária, além de casos graves nas fazendas de produção de peles.
A iniciativa do Instituto Finlandês de Saúde e Bem-Estar visa proteger a população e evitar uma possível disseminação do vírus entre humanos. A vacinação é fundamental para manter a saúde pública, especialmente em áreas onde a exposição ao vírus da gripe aviária é mais comum. A Finlândia está se preparando para um cenário desafiador, demonstrando responsabilidade e compromisso com a segurança e bem-estar da população.