DestaqueUOL

Governo da Eslováquia investiga ex-ministro por doação de caças e sistema de defesa à Ucrânia para combater invasão russa.




Artigo: Governo da Eslováquia investiga ex-ministro por doação de armas à Ucrânia

Governo da Eslováquia investiga ex-ministro por doação de armas à Ucrânia

(Reuters) – O governo da Eslováquia solicitou à polícia que investigue o ex-ministro da Defesa Jaroslav Nad por doar caças e um sistema de defesa aérea à Ucrânia com o objetivo de auxiliar Kiev a se proteger da invasão da Rússia, informou uma autoridade governamental nesta sexta-feira.

O novo governo, liderado pelo primeiro-ministro Robert Fico, promoveu uma mudança política considerável após assumir o poder em outubro de 2023 e suspendeu qualquer tipo de ajuda militar à Ucrânia, mesmo permitindo a continuação dos fornecimentos comerciais.

No ano anterior, o governo eslovaco anterior forneceu uma dúzia de caças MiG-29 de fabricação russa, sendo a maioria deles não operacional, juntamente com o sistema de defesa aérea KUB.

Esta atitude do ex-ministro da Defesa gerou polêmica e levou o governo atual a tomar medidas legais para investigar a conduta de Jaroslav Nad. A questão levanta debates sobre a política de ajuda militar e as relações diplomáticas entre os países envolvidos.

A doação de armas à Ucrânia em meio ao conflito com a Rússia tem sido um tema sensível na Eslováquia, com opiniões divididas sobre a melhor forma de agir diante da situação na região.

A investigação em andamento promete trazer mais informações sobre os motivos por trás da decisão do ex-ministro e os possíveis desdobramentos desse gesto solidário com a Ucrânia em um momento de crise geopolítica global.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo