Brasil busca se destacar na indústria de lítio verde e processamento mineral para produção de baterias sustentáveis e tecnológicas

Brasil busca priorizar ações estratégicas na indústria de processamento mineral
Durante audiência pública na Comissão de Infraestrutura (CI), realizada nesta terça-feira (18), senadores e especialistas defenderam a necessidade de o Brasil concentrar esforços no desenvolvimento de uma indústria de processamento mineral, com foco na exploração do lítio. O país é o único produtor de “lítio verde” no mundo e detém uma das maiores reservas do mineral, com cerca de 1 milhão de toneladas. A audiência foi solicitada pelo senador Esperidião Amin (PP-SC).
Demandas globais por minerais críticos
A demanda mundial por minerais críticos está em ascensão, principalmente devido à necessidade de fontes de energia renovável e tecnologias limpas, como as baterias de lítio. O Brasil possui um potencial competitivo significativo nesse setor, uma vez que o lítio é amplamente utilizado em diversos dispositivos eletrônicos e veículos elétricos, sendo conhecido como “ouro branco”.
Brasil como protagonista na oferta de lítio
O diretor do Departamento de Transformação e Tecnologia Mineral do Ministério de Minas e Energia, Rodrigo Toledo Cabral Cota, destacou a relevância do Brasil na oferta de lítio e outros minerais críticos para a produção de baterias. A exploração desses recursos pode posicionar o país como líder na produção e fornecimento internacional, além de ser uma alternativa à China na etapa de processamento, agregando valor à cadeia produtiva.