DestaqueSenado Federal

Senador pede apoio do Itamaraty para vítimas da Chapecoense e cria Grupo Parlamentar Brasil-Japão em discurso no Plenário.




Senador Esperidião Amin pede apoio do Itamaraty para vítimas da Chapecoense

O senador Esperidião Amin (PP-SC), em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (11), abordou a necessidade de apoio do Itamaraty para as vítimas do acidente aéreo que vitimou o time da Chapecoense, ocorrido em 2016. Ele pediu o acompanhamento das ações judiciais em andamento nos Estados Unidos, Colômbia e Inglaterra.

Em suas palavras, Amin afirmou: “Nós estamos pedindo que o Itamaraty acompanhe. E, como representante do Brasil, se tiver que envolver a Advocacia-Geral da União, o Ministério da Justiça e quaisquer institutos ligados à seguridade, sejam eles diretamente conduzidos pela União ou autárquicos, para que o país manifeste o nosso interesse”.

O senador também criticou a falta de resultados da CPI que investigou o acidente, destacando a importância de garantir assistência e compensação justa às famílias afetadas, diante da falta de resultados esperados no Brasil.

Brasil-Japão

Além disso, Amin celebrou a criação do Grupo Parlamentar Brasil-Japão, que ele preside. O objetivo do novo colegiado é fortalecer as relações entre os dois países, especialmente nas áreas científica e tecnológica. Ele ressaltou a importância da participação do Japão em questões de mudanças climáticas e melhorias nos dispositivos de defesa civil no Brasil, principalmente após os desastres climáticos no Sul, como as enchentes no Rio Grande do Sul.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo