
O ex-presidente Donald Trump foi considerado culpado, nesta quinta-feira (29), por 34 acusações relacionadas à fraude. De acordo com as informações, em 2016, ele teria subornado com 130 mil dólares uma atriz pornô com quem teria tido um caso, e para evitar que o eleitorado americano descobrisse, registros empresariais foram falsificados.
A sentença de Trump será divulgada apenas em 11 de julho, e muitos se questionam se ele realmente será enviado à cadeia. Nos Estados Unidos, é importante ressaltar que condenados e presos ainda podem concorrer e se eleger à Presidência da República, o que gera ainda mais polêmica em torno do assunto. O impacto dessa decisão perante o eleitorado norte-americano ainda é incerto e gera diversas opiniões divergentes.
A maioria dos eleitores republicanos acreditam na narrativa de Trump e alegam que ele está sendo perseguido. Além disso, uma parte significativa desses eleitores vive em uma realidade paralela, onde a invasão ao Congresso norte-americano em 6 de janeiro de 2021 não foi considerada uma tentativa de golpe de Estado, mas sim um protesto em prol da democracia. Esse cenário remete a situações semelhantes, como o bolsonarista 8 de janeiro de 2023, que ocorreu em Brasília.