DestaqueUOL

Brasil retira embaixador de Tel Aviv em meio a críticas a Israel por ataques em Gaza






Retirada de embaixador brasileiro em Tel Aviv em meio a tensões diplomáticas

No último mês, a retirada do embaixador brasileiro Roberto Meyer da representação brasileira em Tel Aviv chamou a atenção da comunidade internacional. Essa movimentação diplomática ocorre em meio às tensões crescentes entre Brasil e Israel, principalmente após Lula e o governo brasileiro intensificarem suas críticas aos ataques que Israel tem realizado em Gaza, como parte do conflito com o Hamas, resultando em um alto número de vítimas civis palestinas.

Meyer foi chamado de volta ao Brasil em fevereiro deste ano, após ter sido convocado pelo chanceler israelense, Israel Katz, devido a declarações polêmicas feitas por Lula. Em um encontro no Memorial do Holocausto Yad Vashem, em Jerusalém, Katz declarou que Lula era persona non grata em Israel até que se retratasse de comentários que comparavam a ação de Israel em Gaza ao Holocausto ocorrido durante a Segunda Guerra Mundial.

O conflito entre Israel e Gaza teve início em outubro do ano passado, motivado por um ataque do grupo Hamas que resultou em centenas de mortes e sequestros em território israelense. Desde então, os ataques por parte de Israel em Gaza têm causado um grande impacto na região, resultando em milhares de mortes, a maioria delas civis, e obrigando a população local a abandonar suas residências.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo