Aumento no Número de Pessoas em Situação de Rua em São Paulo Revela Falhas nas Políticas Públicas de Assistência Social

O CadÚnico é uma ferramenta que reúne os beneficiários de programas sociais do governo, como o Bolsa Família e o Benefício de Prestação Continuada (BPC), para auxiliar na quantificação dos repasses do governo aos municípios. O aumento do número de pessoas em situação de rua foi constatado não apenas em São Paulo, mas em todo o Brasil, com o cadastro registrando 293,8 mil pessoas nesta condição em 2023.
O coordenador do observatório, André Dias, atribui o crescimento ao déficit de políticas específicas para essa população vulnerável, mencionando a falta de ações focadas em moradia, trabalho e educação. Ele destaca ainda que o aumento dos cadastros no último ano contribuiu para o registro de mais pessoas em situação de rua no CadÚnico.
No entanto, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo contesta os números apresentados pelo observatório, argumentando que o CadÚnico é autodeclaratório e não reflete a realidade da cidade. A prefeitura realizou um censo em 2021 que indicou 31,8 mil pessoas em situação de rua na capital, resultado de um amplo trabalho de campo.
Apesar da controvérsia, a secretaria destaca que a cidade possui uma extensa rede socioassistencial para atender a população em situação de rua, com mais de 25 mil vagas de acolhimento e diversos equipamentos de apoio. A falta de um censo nacional para contabilizar a população em situação de rua ressalta a importância do CadÚnico como uma ferramenta relevante nesse sentido.