
Doações chegam em grande quantidade ao Rio Grande do Sul
No último período, o Rio Grande do Sul tem enfrentado graves enchentes que têm causado diversos transtornos à população. A solidariedade, no entanto, tem sido uma marca registrada, com doações de diversas partes do país chegando em grande quantidade para ajudar os afetados.
Entre os itens mais doados estão a água potável e os alimentos, fundamentais para garantir a sobrevivência das pessoas atingidas. Foram contabilizados 1,5 milhão de litros de água e 202 toneladas de alimentos. Além disso, mais de 364 mil kits de roupa e 244 mil kits de higiene pessoal foram destinados às vítimas. As cestas básicas somaram um total de 166 mil unidades.
Outros materiais essenciais, como produtos de limpeza, ração para animais, fraldas e kits de roupa de cama, mesa e banho, também foram doados para ajudar na reconstrução das vidas dos afetados pelas enchentes.
Os municípios mais impactados pela tragédia foram os que mais receberam doações. Porto Alegre, por exemplo, contabilizou 258 mil litros de água, 213 mil kits de roupas e 55 mil quilos de alimentos. Já em Canoas, foram destinados 123 mil litros de água, 39 toneladas de comida, 19,4 mil litros de leite e 35 mil kits de roupas, dentre outros itens.
Eldorado do Sul também foi beneficiado com a solidariedade, recebendo 267 mil litros de água, 19,4 mil kits de roupas e 14,6 mil kits de higiene pessoal, entre outros recursos.
Até o momento, o valor arrecadado em doações via pix no estado do Rio Grande do Sul ultrapassou os R$ 116,8 milhões. O governo estadual anunciou que 25,5 mil famílias serão beneficiadas com esses recursos, com um cronograma de pagamento divulgado para auxiliar as vítimas das enchentes.
Um exemplo desse apoio foi a disponibilização de recursos para as primeiras 428 famílias das cidades de Arroio do Meio e Encantado em 17 de maio. O Governo do Estado planeja divulgar em breve o cronograma para as demais cidades afetadas, reforçando a importância da solidariedade nesse momento de dificuldade.