
Presidente do Irã desaparece em acidente de helicóptero
O helicóptero com nove pessoas, incluindo o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, desapareceu do radar na tarde de domingo e os esforços de busca começaram imediatamente. Infelizmente, os destroços foram localizados nesta segunda-feira, sem nenhum sinal de vida de seus ocupantes.
Raisi havia viajado para a província do Azerbaijão Oriental, onde inaugurou uma barragem com o presidente do Azerbaijão, Ilham Aliyev, na fronteira entre os dois países.
Buscas pelo helicóptero
O acidente com o helicóptero do presidente iraniano ocorreu por volta das 13h, horário local, em uma área de floresta entre as aldeias de Uzi e Pir Davoor, na fronteira com o Azerbaijão. As equipes de resgate e socorro foram enviadas para a área, mas o nevoeiro e a instabilidade climática dificultaram as operações de busca.
Ebrahim Raisi, de 63 anos, tornou-se presidente do Irã em 2021. Antes disso, foi líder do judiciário do país e enfrentou acusações de abusos de direitos humanos, incluindo participação em execuções em massa de dissidentes do regime iraniano em 1988.
Com a morte de Raisi, o líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, escolheu o vice-presidente iraniano Mohammad Mokhber para assumir o cargo de presidente interino do país. Uma nova eleição deve ser realizada em até 50 dias.
O governo de Raisi foi marcado por tensões com Israel e repressão a protestos internos. Mais de 500 manifestantes foram mortos em protestos violentos que ocorreram durante seu mandato.