Congresso recebe projeção das cores do Orgulho LGBTQIAPN+ em combate à LGBTfobia no Dia Internacional de Combate à LGBTfobia.

17/05/2024 – 08:02
Pierre Triboli/Câmara dos Deputados
Congresso recebe projeção pelo Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAPN+
O Congresso Nacional será palco de uma iniciativa especial nesta noite. Das 19h às 21h, as fachadas do prédio serão iluminadas com as cores da bandeira do movimento LGBTQIAPN+ e da bandeira do movimento Trans. A projeção faz parte das ações em celebração ao Dia Internacional de Combate à LGBTfobia, que acontece em 17 de maio.
Esta data foi escolhida por marcar o momento em que, em 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças, contribuindo para desmistificar preconceitos e promover a inclusão.
O principal objetivo dessas atividades é combater a discriminação e o preconceito contra a comunidade LGBTQIAPN+, além de promover a conscientização sobre a importância do respeito às diversas orientações sexuais e identidades de gênero.
No Brasil, a violência contra pessoas LGBTQIAPN+ é uma triste realidade, apesar da falta de dados oficiais. Segundo o Grupo Gay da Bahia (GGB), o país lidera o número de mortes violentas nesse segmento em nível global, evidenciando a precariedade dos direitos humanos. O relatório também aponta que a expectativa de vida das pessoas trans no Brasil é alarmantemente baixa, com uma média de apenas 35 anos.
Desde 2019, a LGBTfobia é equiparada ao crime de racismo no Brasil, com punições inafiançáveis e imprescritíveis, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Por: Assessoria de Imprensa