DestaqueUOL

Corsan recupera 65 estruturas danificadas por enchentes no RS e intensifica trabalho de abastecimento de água em cidades afetadas.




Reestabelecimento de estruturas danificadas pela Corsan após enchentes

A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) informou que já restabeleceu 65 das 67 estruturas severamente danificadas pelas enchentes que assolaram cidades no Rio Grande do Sul nos últimos dias.

Em um comunicado divulgado nesta quinta-feira, a Corsan destacou que está trabalhando incansavelmente em um regime de força-tarefa para cumprir o plano de contingência e recuperar as estações de captação, tratamento e distribuição de água o mais rápido possível.

Segundo informações da empresa, os esforços estão concentrados nas cidades de Canoas, Esteio e Sapucaia, na Região Metropolitana. As condições nessas localidades ainda são críticas devido à inundação das estações de tratamento, o que dificulta o acesso das equipes de manutenção.

Para garantir o abastecimento emergencial de água, aproximadamente 750 colaboradores da Corsan estão trabalhando incessantemente para fornecer água potável a cerca de 350 mil pessoas nas três cidades que ainda estão com pontos desabastecidos. Cinco Estações Móveis de Tratamento de Água (ETAs) foram instaladas e cerca de 10 km de adutoras foram implantados para interligar os sistemas das cidades afetadas.

Para lidar com os estragos provocados pelas enchentes, a Corsan mobilizou cinco equipes de mergulhadores, instalou 80 geradores (muitos em balsas) e implementou 98 novas bombas. Além disso, equipes da empresa recuperaram quadros elétricos, drenaram casas de máquinas e construíram contenções para prevenir novas inundações.

Programa de isenções

No dia 10, a Corsan lançou um programa de isenções para beneficiar 906 mil imóveis que foram inundados ou desabastecidos. Os imóveis inundados receberão isenção da conta de água por dois meses, enquanto os clientes da Tarifa Social terão isenção por seis meses. Já os afetados por desabastecimento contínuo não precisarão pagar pelo serviço básico de maio, apenas pelo consumo real.


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo