Governo do RS autoriza chamamento de policiais civis aposentados e bombeiros militares da reserva para atuar em tragédia climática

As inscrições para os interessados em participar desse reforço começarão a ser aceitas a partir desta quinta-feira (16) e seguirão até a próxima segunda-feira (20). Para os policiais civis aposentados, a adesão será por meio do Programa de Policiais Civis Aposentados (PPCA). O objetivo é promover a atuação desses profissionais nas delegacias de polícia, permitindo que os policiais em atividade principal possam se dedicar integralmente ao trabalho de combate aos problemas derivados das chuvas.
Os interessados em participar do PPCA poderão se inscrever através do e-mail ingresso@pc.rs.gov.br e passarão por testes de tiro como parte do processo seletivo. A escolha dos participantes será baseada nos critérios de menor tempo fora da atividade policial e menor idade.
Já para os bombeiros militares da reserva, a convocação será pelo Programa Mais Efetivo. Os requisitos para participar incluem ter menos de 58 anos de idade e ter saído da reserva há menos de cinco anos. Os militares convocados atuarão em operações de busca e salvamento em áreas afetadas pelas enchentes. Prioridade será dada aos bombeiros com menos tempo na reserva remunerada.
Desde o início das fortes chuvas no estado, no final de abril, foram registradas 149 mortes, 108 desaparecidos e 806 feridos. As inundações afetam 446 municípios gaúchos e impactam direta ou indiretamente mais de dois milhões de residentes, o que representa 19,51% da população do estado. O reforço das equipes de policiais civis aposentados e bombeiros militares da reserva é essencial para lidar com a situação de emergência e minimizar os impactos devastadores das chuvas no Rio Grande do Sul.