Destaque

O Cine Carlos Gomes, em Santo André, realiza evento teatral gratuito.

Nesta semana, a cidade de Santo André receberá duas apresentações da peça “Com os bolsos cheios de pão”, dirigida por Vinícius Torres Machado. O espetáculo, que conta com a aridez do texto do romeno Matei Visnec e o sutil humorismo de dois atores que se assemelham a palhaços, será realizado de forma gratuita. As apresentações estão programadas para quinta-feira (17/08), às 19h30, no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, e sábado (19/08), também às 19h30, no Teatro Conchita de Moraes.

Os protagonistas da peça são Edgar Castro, ex-mestre da Escola Livre de Teatro de Santo André, e Donizete Mazonas, formado em artes cênicas pela Unicamp. A direção fica a cargo de Vinícius Torres Machado, que é doutor em Artes Cênicas pela Escola de Comunicação e Arte (ECA), da USP. Os personagens interpretados por Castro e Mazonas são conhecidos como “Homem de bengala” e “Homem de chapéu”, dois clowns errantes cujas identidades e desejos não são relevantes para a trama. Eles debatem a salvação de um cão preso em um poço, mas não tomam nenhuma providência.

Todo o espetáculo se passa sobre um monolito circular, metálico e de aproximadamente um metro e meio de altura, que serve como o poço e o cenário da peça. O cenógrafo Eliseu Weide criou esse espaço diminuto onde ocorre toda a ação. A iluminação, desenvolvida por Wagner Antonio, proporciona uma experiência diferenciada ao público, revelando a situação limite e os pequenos movimentos dos personagens ao longo da encenação.

“Com os bolsos cheios de pão” foi escrito pelo autor romeno Matei Visnec, inspirado em uma situação vivida por ele mesmo. Nos anos 80, quando Visnec ainda era professor de história em uma vila rural, ele se deparou com um cachorro preso em um poço abandonado. O animal latia pedindo ajuda, mas Visnec, com pressa, não pôde fazer nada. Mais tarde, ele descobriu que o cachorro havia sido salvo. Essa experiência trouxe ao autor a metáfora da peça, em que o cachorro representa o povo romeno trancado na ditadura e a necessidade inútil de ajuda.

Matei Visnec nasceu na Romênia em 1956, formou-se em história e filosofia, e publicou seus primeiros textos de poesia em 1972. Edgar Castro, por sua vez, é ator, diretor e formador teatral, tendo trabalhado com grandes nomes do teatro como Antunes Filho e Roberto Lage. Já Donizete Mazonas é ator, dançarino e diretor, formado em Artes Cênicas pela Unicamp. Vinícius Torres Machado, diretor da peça, é professor titular no Instituto de Artes da Unesp e possui um vasto currículo de trabalhos na área de teatro.

As apresentações de “Com os bolsos cheios de pão” acontecem no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, localizado na Rua Senador Fláquer, 110, no centro de Santo André. A primeira será realizada na quinta-feira, dia 17 de agosto, e a segunda no sábado, dia 19 de agosto, ambas às 19h30. Não perca a oportunidade de prestigiar essa peça que mescla poesia e humorismo de forma singular.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo