DestaqueUOL

De clean girl a messy girl: a ascensão da estética despojada e rebelde em 2024




Artigo sobre Tendências de Beleza 2024

Tendências de Beleza para 2024

Tudo que a beleza de 2023 teve de minimalista e clean parece estar caindo por terra neste início de 2024. A estética “clean girl”, meticulosamente calculada para parecer que não havia produto algum na pele —a famosa carinha de saúde—, sai de cena e dá espaço para a tendência conhecida nas redes como “messy girl”, marcada pela cara de noitada.

São mulheres jovens e magérrimas, que aparecem em fotos com cabelo sujo e bagunçado —contraponto aos coques apertados e de aparência molhada das “clean girls”— além da maquiagem borrada, olhos carregados de sombras escuras e máscara para cílios derretida.

Segundo Carmela Vecchione, estrategista da empresa preditora de tendências Box1824, é uma tendência que resgata e relê o grunge dos anos 1990. “Uma estética mal finalizada, a vibe de ressaca de quem emenda festa atrás de festa”, diz.

Nomes como a atriz franco-americana Lily-Rose Depp e a cantora Olivia Rodrigo, responsável por uma renascença do rock entre os mais jovens, são algumas das representantes desse estilo.

A personagem Venetia, do filme “Saltburn”, também é uma referência para quem procura essa estética. No longa, uma história que se passa no recesso escolar universitário no interior da Inglaterra, a garota vai da festa à ressaca como quem vai na padaria, e vive com um cigarro nas mãos —até mesmo no café da manhã.

Carol Zaia, maquiadora da Sephora, diz que Courtney Love, líder da banda Hole, viúva de Kurt Cobain e princesa do grunge dos anos 1990, também é referência para as mulheres que procuram esse visual. Ela cita também as gêmeas Mary-Kate e Ashley Olsen e a modelo Kate Moss, que foi uma das precursoras do estilo que ficou conhecido como “heroin chic” e louvava a magreza extrema associada ao uso de drogas.

Em comparação, o universo das “clean girls” de outrora, reinado pelas modelos Hailey Bieber e Bella Hadid, é repleto de cores neutras, cabelos ordenados e penteados com gel, maquiagens leves focadas na pele perfeita (o que não significa pouca quantidade).

Zaia e Vecchione dizem que, apesar da ascensão do visual mais despojado das “messy girls”, quem se identificou com um visual mais minimalista deve permanecer nessa seara.

Para Zaia, o visual das “messy girls” apresenta mais liberdade diante do visual mais “limpo”, algo que pode ser atraente para algumas pessoas.

A estética clean girl cobra uma perfeição excessiva que é difícil —e até um pouco chata— de carregar todos os dias. “Para pessoas que têm um dia a dia normal, de sair cedo de casa para o trabalho, usar transporte público e voltar só à noite, é bem complicado manter essa perfeição de make, cabelo e look.”


Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo