Inmet emite alerta laranja para chuvas intensas em 11 estados neste sábado, afetando regiões de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais

Os estados que estão na rota das chuvas intensas e tempestades são Santa Catarina (região norte), Paraná (todo estado), São Paulo (todo estado), Mato Grosso do Sul (região sul), Minas Gerais (região sul, central e leste), Rio de Janeiro (região oeste), Espírito Santo (região oeste), Mato Grosso (região noroeste), Amazonas (região sul, leste e oeste), Rondônia (região nordeste) e Pará (região sudoeste).
O volume de chuva esperado é alto, com destaque para a faixa leste de São Paulo, incluindo a capital e a região metropolitana, e áreas do litoral, onde são esperados acumulados diários de chuva entre 80 mm a 100 mm. Já no domingo, as chuvas mais volumosas deverão ocorrer entre o litoral norte paulista e áreas do sul e leste do estado, incluindo a capital e região metropolitana, além da serra do Rio de Janeiro e Zona da Mata de Minas Gerais, onde são previstos acumulados de chuva de 70 mm a 90 mm em alguns pontos.
A população deve estar atenta e se preparar para possíveis impactos das chuvas intensas e tempestades. É importante tomar precauções e seguir as orientações dos órgãos de segurança e defesa civil. O Inmet irá monitorar a situação e atualizar as informações conforme necessário.