Padre Julio Lancellotti e lideranças organizam café de Natal para população em situação de rua em São Paulo.

Além disso, ele também combate ativamente medidas de aporofobia na capital, como a instalação de peças de concreto para evitar que pessoas em situação de rua permaneçam debaixo de marquises, em calçadas ou debaixo de viadutos. Aporofobia é um termo que significa aversão a pobres.
Ao lado de outras figuras comprometidas com a causa, como o sheik Rodrigo Jalloul, do Centro Islâmico da Penha, o líder católico distribui refeições e destaca a natureza coletiva da ação, que completa 40 anos. Segundo Lancellotti, a ação é ecumênica, articulada por pessoas de diferentes credos, com a intenção de se aproximar, na data festiva, de uma parcela que tenderia a ficar ainda mais isolada do que em outros dias. “O que importa é que somos todos humanos. Apesar das denominações religiosas diferentes ou sem nenhuma denominação, o que importa é as pessoas estarem a serviço da vida”, justifica Julio Lancellotti.
Ele enfatiza que a convivência tem 40 anos e vai tomando diferentes formas, de acordo com a necessidade das pessoas, e espera que ações semelhantes sejam cada vez menos necessárias, sinalizando que há menos gente com fome.
Sobre o plano nacional anunciado pelo governo federal para a população em situação de rua, Lancellotti diz ser importante, mas que depende também de uma reação das prefeituras municipais. O Ruas Visíveis irá dispor de R$ 1 bilhão. Com informações do repórter Lincoln Chaves, da TV Brasil.
Este foi mais um esforço do padre Julio Lancellotti e de sua equipe para garantir que a população em situação de rua seja atendida, especialmente durante a época de Natal. A ação ressalta a importância de atuar em favor das minorias sociais e de combater práticas de exclusão e aporofobia, garantindo que todos tenham acesso a refeições e apoio em momentos de necessidade. A mobilização e o empenho de figuras como Julio Lancellotti demonstram a importância de atuar em conjunto e de buscar soluções coletivas para problemas sociais.