DestaqueUOL

Terremoto de magnitude 5,9 danifica milhares de casas e assusta moradores em região de temperaturas gélidas na China.





Terremoto atinge região na China

Um terremoto de magnitude 5,9 atingiu uma região na China, causando danos em milhares de casas e obrigando os moradores a correrem para as ruas, em um período do ano de temperaturas gélidas.

De acordo com relatos das redes sociais do jornal estatal Diário do Povo, uma mulher afirmou: “Estava com muito medo. Olhe como as minhas mãos e pernas estão tremendo”. Ela ainda relatou que saiu correndo de casa após a terra da montanha ceder e cair no teto. A jovem estava sentada com um bebê nos braços, coberta por uma manta.

Segundo informações do Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS), o terremoto ocorreu às 23h59 (12h59 de Brasília) a uma profundidade de dez quilômetros.

A agência estatal Xinhua informou que a magnitude do terremoto foi de 6,2 e que o tremor foi sentido na cidade histórica de Xi’an, na província de Shaanxi (norte), a cerca de 570 km de distância.

O epicentro do terremoto foi localizado 100 km ao sudoeste da capital provincial, Lanzhou, e foi seguido por vários tremores secundários.


O terremoto na China gerou impacto significativo na região afetada. Com milhares de casas danificadas, os moradores precisaram correr para as ruas em meio a temperaturas gélidas. Em vídeos divulgados nas redes sociais do jornal estatal Diário do Povo, uma mulher afirmou estar com muito medo e mostrou como suas mãos e pernas tremiam. Ela relatou que saiu correndo de casa após a terra da montanha ceder e cair no teto, enquanto segurava um bebê nos braços e estava coberta por uma manta.

O terremoto, de acordo com o Instituto Geofísico dos Estados Unidos (USGS), atingiu a magnitude de 5,9 e ocorreu às 23h59 (12h59 de Brasília) a uma profundidade de dez quilômetros. No entanto, a agência estatal Xinhua informou que a magnitude do terremoto foi de 6,2 e que o tremor foi sentido na cidade histórica de Xi’an, na província de Shaanxi, localizada ao norte e a cerca de 570 km de distância.

O epicentro do terremoto foi localizado 100 km ao sudoeste da capital provincial, Lanzhou, e foi seguido por vários tremores secundários. Segundo relatos, o tremor foi sentido em uma área extensa, atingindo inclusive a cidade histórica de Xi’an. A ocorrência do terremoto durante um período do ano de temperaturas gélidas aumentou o desafio enfrentado pelos moradores que foram forçados a deixar suas casas danificadas.

O impacto do terremoto na China evidencia a necessidade de medidas de prevenção e preparo para lidar com desastres naturais. A região atingida agora enfrenta o desafio da reconstrução e assistência às famílias afetadas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo