Agência BrasilDestaque

Fifa confirma detalhes do novo Mundial de Clubes que contará com 32 equipes e será realizado nos Estados Unidos em 2025

O Conselho da Federação Internacional de Futebol (Fifa) se reuniu neste domingo (17), em Jeddah, na Arábia Saudita, para acertar os detalhes do novo Mundial de Clubes da entidade. De acordo com as informações divulgadas pela Fifa, a competição terá a sua edição inaugural em 2025 e será disputada nos Estados Unidos entre 15 de junho e 13 de julho.

O torneio contará com a participação de 32 equipes e está previsto para ocorrer durante a reta final da temporada europeia e o meio das competições brasileiras e sul-americanas. O Brasil já tem três clubes classificados para a edição inaugural do novo Mundial: Palmeiras, Flamengo e Fluminense, que conquistaram a Libertadores nos anos de 2021, 2022 e 2023, respectivamente. O vencedor de 2024 também garantirá presença no torneio.

Além do novo Mundial de Clubes, o Conselho da Fifa anunciou a criação de uma competição anual a partir do próximo ano, com o nome de Copa Intercontinental. A competição reunirá os campeões das sete confederações, sendo que o vencedor da Liga dos Campeões da Europa garantirá vaga direta na final. Já os demais times, incluindo o ganhador da Libertadores, disputarão confrontos eliminatórios.

Outra decisão anunciada pela Fifa foi a escolha das sedes dos próximos Mundiais sub-20. O masculino, em 2025, será no Chile, enquanto o feminino, em 2026, na Polônia.

O presidente da Fifa, Gianni Infantino, celebrou as novas medidas aprovadas pelo Conselho da entidade, ressaltando o esforço contínuo para tornar o futebol verdadeiramente global. Infantino divulgou sua declaração por meio de suas redes sociais, como o Instagram, onde expressou o contentamento com as novas diretrizes estabelecidas.

No que diz respeito à distribuição das vagas para o novo Mundial de Clubes, a América do Sul terá direito a seis participantes, sendo os quatro últimos campeões da Libertadores e mais duas equipes através de um ranking a ser divulgado. A Europa terá doze representantes, sendo quatro vencedores da Liga dos Campeões e oito times através do ranking. As demais confederações também terão suas vagas distribuídas de acordo com critérios próprios.

Até o momento, já estão classificados para o Mundial de 2025 algumas equipes de destaque, como Palmeiras, Flamengo e Fluminense, da América do Sul, Real Madrid e Chelsea, da Europa, Al Hilal e Urawa Reds, da Ásia, e Al Ahly e Wydad Casablanca, da África. A competição promete reunir grandes clubes de todo o mundo, proporcionando confrontos de alto nível para os fãs do futebol.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo